15 de novembro de 2016

AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO - VERÃO (RESUMO)



Diversão também é o tema de um casamento no verão. A vida é bela. Estamos colhendo os benefícios de nossos duros esforços para entendermos um ao outro e trabalharmos juntos como uma equipe para ver os sonhos da primavera realizados.
A expectativa da primavera transformou-se na realidade do verão. O entusiasmo inicial talvez tenha esmorecido, todavia aumentou a sensação de que estamos conectados um no outro. Temos menos mal-entendidos, e quando os temos, as soluções aparecem mais rapidamente.
Podemos ou não ter atingido nossas metas financeiras. Podemos ou não ter filhos. Podemos ter uma boa saúde ou não. Nossas férias podem ser satisfatórias ou frustrantes. Mas, se nosso casamento estiver na estação do verão, compartilharemos um profundo senso de compromisso e satisfação. E nos sentimos seguros no amor de um pelo outro.
Então quais são as emoções, atitudes e ações que estimulam e sustentam a estação do verão em um casamento?
As emoções do verão
O verão é caracterizado por sentimentos de felicidade, satisfação, realização, paz, alegria, conforto e conexão. Um casal que está no verão vive estas emoções.
As atitudes do verão
Os casais que conseguem ter uma estação prolongada de verão no casamento são os que aprenderam a preservar o que alcançaram. Eles reconhecem que a estação do verão não vem sem que tenham preparado a terra, plantado as sementes e cultivado o casamento.
Agora que estão desfrutando da beleza do verão, marido e esposa querem preservá-lo e, por isso, têm uma atitude de trabalho e crescimento. Eles querem continuar a crescer.
O verão não corresponde à perfeição, significa que os casais têm nessa estação senso de realização e desejo de continuar a crescer. A maioria dos casais percebe que é preciso trabalhar para chegar a essa condição. Apresentam uma atitude positiva com relação ao casamento, gostam de seu cônjuge e pretendem continuar a “regar as flores”. Essas atitudes levam a ações positivas, que mantêm a alegria de verão.
As ações do verão
Em um casamento no verão, o clima emocional cálido produz ações positivas. O ambiente está tranquilo. Entendemos melhor nosso cônjuge, aceitamos as diferenças um do outro e aprendemos a resolver nossos conflitos.
Embora a vida esteja cômoda, ainda queremos fazer algumas coisas positivas para “regar as flores” em nosso casamento no verão.
Vejamos algumas ações de um casamento que se encontra no verão:
Comunicação construtiva
A comunicação construtiva é um importante componente de um casamento no verão. Os casais que mantêm uma comunicação aberta também chegaram a soluções práticas.
Aceitando as diferenças
Uma segunda ação importante para manter o casamento no verão é dar um ao outro a liberdade de ser diferente. As diferenças são inevitáveis, além disso, podem causar muitas discórdias.  Marido e mulher que desejam continuar na estação do verão darão, conscientemente, um ao outro a liberdade para pensar, sentir e reagir de modo diferente.
Seminários e livros
Uma terceira medida comum entre casais que descrevem seu casamento situando-os na estação do verão é participar de seminários sobre casamento e buscar livros relacionados ao tema.
Crescimento espiritual
Muitos casais mostraram que o fator mais significativo para que pudessem ter um casamento no verão é que eles encontraram formas para estimular o crescimento espiritual. 
Uma vez que Deus instituiu o casamento, é perfeitamente compreensível ver casais que procuram aprender com ele ter o melhor casamento possível. Pesquisas mostram que isso é um fato.

Clima do relacionamento
Confortável, unido, que dá apoio, compreensivo. Na estação do Verão no casamento, os sonhos da primavera se concretizam. Eles resolvem conflitos de modo positivo. Tendo aceitado suas diferenças, procuram transformá-las em recursos em prol do relacionamento. Marido e esposa têm uma crescente sensação de cumplicidade.

Permanecendo no verão
Todo casamento terá suas estações de verão, mas como os casais conseguem manter o casamento no verão? Os casais desejosos de continuar na estação do verão farão coisas construtivas, que resultam de emoções e atitudes positivas. Ex: ler bons livros, participar de seminários para casais,  orar juntos, ler a Bíblia, buscar ajuda quando necessário, ter um dia só para o casal, etc.
Lado negativo do verão
Em um casamento no Verão, aparecem conflitos não resolvidos que são empurrados para o ninho subterrâneo das nossas vidas. Quando o outro chega perto demais da boca do ninho, as vespas saem voando.



Nenhum comentário:

Dorcas, uma mulher que inspira

 Dorcas, uma mulher que inspira?  "...havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego significa Dorcas; que se dedicava ao min...