5 de novembro de 2016

AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO - INTRODUÇÃO - (RESUMO)

Inverno, primavera, verão ou outono em qual estação está o seu casamento? Leia e descubra.



INTRODUÇÃO
Os casamentos estão constantemente em estado de transição, passando sempre de uma estação para outra – talvez não todos os anos, como ocorre na natureza, mas é certo que essa transição sempre acontecerá.
Algumas vezes nós nos vemos no inverno – desanimado e insatisfeito;
Outras vezes, experimentamos a estação da primavera com sua sinceridade, esperança e expectativa.
Em outras ocasiões ainda, apreciamos o calor do verão – ficamos à vontade, relaxados, desfrutando a vida.
E depois vem o outono com sua incerteza, negligência e apreensão.
O ciclo se repete muitas vezes ao longo da vida de um casamento, assim como as estações se repetem na natureza. 
As estações do casamento vêm e vão. Cada uma delas traz em si a possibilidade de termos saúde e felicidade emocional, e cada qual tem os próprios desafios. A chave é desenvolver as habilidades necessárias para melhorar o casamento em todas as quatro estações.
Ao contrário das árvores, que estão à mercê das intempéries e de outros fatores, nós seres humanos temos a capacidade de tomar decisões.
Podemos escolher atitudes e ações capazes de melhorar e fortalecer nosso casamento.
Podemos lançar sementes de amor e esperança na época da primavera que produzam frutos no verão.
E podemos colher um celeiro de bons sentimentos e comunicação aberta que nos preparará para resistir às mudanças do outono e ao gelo do inverno.

A NATUREZA DO CASAMENTO
A instituição social do casamento é um relacionamento pactual em que um homem e uma mulher prometem um ao outro uma parceria vitalícia.
Na história bíblica da criação, o desejo expresso por Deus é que os dois (Homem e Mulher) se tornem “uma só carne”. Na essência do casamento, portanto, está a ideia de unidade. É o oposto de solidão. Mais uma vez, na narrativa sobre a criação em Gênesis, está bem claro que Deus não pretendeu que homens e mulheres vivessem sós.
O casamento tem por objetivo satisfazer essa profunda busca de intimidade. Assim, o casamento não é simplesmente um relacionamento; trata-se de um relacionamento íntimo que incluir todos os aspectos da vida: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.
O casamento é também um relacionamento com propósitos. Como observar o autor do antigo livro do Eclesiastes: “melhor é serem dois que um... porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante” – Eclesiastes 4.9,10.
Marido e esposa têm por objetivo se completarem um ao outro. Quando o homem é fraco, sua esposa é forte; quando ela tropeça, é ele que está ao lado dela para levantá-la. A vida é mais fácil quando dois corações e mentes se comprometem a trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios do dia.

ADAPTANDO-SE ÀS ESTAÇÕES EM  MUDANÇA
Na natureza todos os anos é comum vermos as mudanças de estações. Os relacionamentos conjugais também estão sempre mudando. A forma como encaramos e reagimos as mudanças criam as estações do casamento.
Algumas vezes, a mudança foge ao nosso controle. Exemplos: doença, mudança de emprego, o filho não planejado, o desemprego, o sogro(a) que vêm morar, etc. Nossa única escolha como casais tem a ver com a maneira pela qual reagiremos.
Já outras mudanças são as que criamos para nós mesmos, às vezes, porém, com consequências inesperadas. As decisões que tomamos com relação à vocação, à criação dos filhos, à educação, ao envolvimento cívico, na igreja, bem como em outras áreas da vida, geram mudanças que afetam nosso relacionamento conjugal. O modo pelo qual os casais processam essas mudanças determinará a qualidade do casamento.
Nossa resposta à mudança consiste em: Emoções, Atitudes e Ações.
A combinação desses três fatores determinará em que estação nosso casamento se encontra em determinado momento. 





Obs. Organizamos esse resumo (meu esposo, Pr. Célio jr e eu) Baseado no livro "As quatro estações do casamento" do Gary Chapman, para ministrarmos no  nosso acampamento para casais, que aliás, foi uma bênção. Resolvi compartilhar para que outros casais sejam edificados. Estarei também disponibilizando os Slides. 

Nenhum comentário:

AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO - OUTONO (RESUMO)

O cair das folhas é uma analogia oportuna com o que acontece na estação do outono no casamento. No inicio do outono, o casamento pa...