14 de junho de 2012

APARÊNCIAS ENGANAM



 
         Fotografias e palavras nem sempre falam ou revelam a verdade.
         Certa vez estive hospedada em uma mansão.Era uma casa muitíssimo confortável com uma Ferrari na garagem e cozinha internacional, ficava num bairro nobre de uma cidade grande. A pessoa que morava na casa tinha condições de realizar todos os seus mimos, mas era infeliz, deprimida, sem alegria.
          Nessa mesma época me hospedei em uma casinha pequena, apertadinha com um fusca na garagem, na periferia dessa mesma cidade. As pessoas que moravam naquela casinha tinham o riso solto, eram felizes e o arroz com feijão era servido com muita alegria e tinha um sabor especial.
          Olhando para a foto das duas famílias estampadas em suas casas, é possível apontarmos a família da mansão como a mais feliz do mundo, pura ilusão.
         As pessoas hoje, a procura de admiração, começam a postar tudo na internet, fazem álbuns gigantesco das viagens, aquisições, da casa, da família, algumas chegam ao ridículo de postarem fotos íntimas. Outro dia, curiosa como a maioria, olhava o álbum de um casal conhecido. Que casal lindo! Sempre sorrindo, se beijando, abraçando, viajando, tudo na maior sintonia. Comentava com o meu esposo como aquele casal era feliz. Ledo engano. Pouco tempo soubemos que estavam separados, sem chances de retorno. Fiquei pensando para onde foi tanta felicidade estampada nas fotos? Na verdade era tudo falso, fotos para impressionar, dar resposta para a sociedade. São as máscaras que muitos colocam para ficar menos desconfortável, mas a máscara um dia cai e revela a realidade.
          Não podemos conhecer as pessoas apenas pelas fotos que tiram ou simplesmente pelo que escrevem. Conheço líderes com uma linda e coerente retórica, mas que só ficam no discurso ou na escrita. São carismáticos nos púlpitos, mas antipáticos, seletivos e duros no trato com o outro quando descem do altar,  na vida real são mimados, egoístas, metidos, intolerantes.
         Conclui que a foto pode ser retocada, palavras podem ser cuidadosamente  escolhidas, mas caráter se mostra no dia a dia e esse é difícil esconder, sempre aparece nas nossas atitudes. Por isso é preciso cuidado para não mostrar o que na prática não existe.
          



Nenhum comentário:

Li e gostei - MEMÓRIAS DE UM PASTOR ( Eugene Peterson)

"A igreja é composta de pessoas que, ao entrarem no templo, deixam para trás o rótulo ou a designação pela qual as pessoas da...