19 de setembro de 2012

limpeza na Alma



“ Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e tudo Ele fará”.
Salmo 37:5 
            O dicionário Aurélio define a palavra entrega como: “passar as mãos ou a posse de alguém; deixar aos cuidados de; confiar”.
          Entregar lembra renunciar. Há pessoas com muita dificuldade de renunciar. Por onde passam, vão juntando troços, algumas têm até um cômodo na casa cheio de coisas velhas que só servem como entulho. Há um apego tão grande a essas coisas, que ai de quem ousar jogar fora.
           Há outro tipo de entulho, é perigoso e difícil de perceber, a própria pessoa nem sempre reconhece, mas ao longo da vida vai agregando coisas sem valor, não dentro de casa, mas na alma, onde o estrago é maior.
          Mas, que entulhos são esses?
         A dona Ansiedade – Essa senhora é terrível, é capaz de lançar uma pessoa num abismo, numa crise existencial sem fim. Ela foi designada como o mal do século, e vem acompanhada de um sentimento de angústia que sufoca o peito com preocupações que tiram o sono. Ela faz o coração bater acelerado, as mãos suarem frio, a pressão subir, enfim provoca um verdadeiro descontrole físico e emocional. Quem sofre desse mal vive como se a qualquer momento uma notícia ruim fosse chegar.
          O Senhor Medo chega de mansinho, vai se instalando e paralisando as ações, deixa a pessoa inerte, sem coragem para reagir. Por medo eu quero enfatizar aquele que impede a pessoa de viver para a glória de Deus, que a impossibilita de  ter um relacionamento saudável com a família, amigos, igreja. Medo de assumir um cargo, medo  do que os outros vão falar, medo de se dispor, medo de se abrir, de confessar, de mudar o rumo da vida,  de ser verdadeiro. O medo tem o poder de crescer ao ponto de sufocar as ações.
         Essa moça, a  Auto- imagem- negativa, vem acompanhada de receios, de não me toque – são pessoas que não se libertam da autocomiseração, de sentir pena de si. São  desconfiadas,  todos os olhares parecem apontar contra elas para criticar, ridicularizar, menosprezar. É gente melindrosa, tudo magoa tudo é motivo de chorar, de ficar emburrada, de sentir-se incapaz.
           A dona Frustração também adoece a alma. Ela não chega só, mas vem acompanhada da sensação de ter falhado e traz o tempo todo a lembrança dos sonhos enterrados, interrompidos. Têm gente que está colecionando frustrações: por ter sido traída, não ter passado no vestibular, no concurso,  não ter uma carreira bem sucedida,   não ter se casado, não ter casa própria, não ter filhos, etc. Dona frustração é capaz de colocar uma pessoa na cama e deixa-la sem coragem para levantar.
       A  senhora Ambição  tem o nariz empinado, parece dona do mundo, ela vai entrando e tomando conta do espaço e encantando quem não reflete e pensa que felicidade é ter mais e mais. Ela inverte os valores  – O desejo de ter passa na frente do ser. Os ambiciosos são pessoas que não ficam satisfeitos com nada. Na verdade o ambicioso é sempre insatisfeito, sempre quer mais, vive lamentando e correndo atrás de juntar o maior número de bens, só que, no caminho ele perde amigos, família e atrai a solidão. O ambicioso, pensa que tem amigos, pois vive rodeado de pessoas, porém, apenas interessadas no que ele pode oferecer.
         A lista é grande, muitos outros entulhos  poderiam ser acrescentadas como: ciúme, inveja, ressentimento, ira, rancor, amargura, etc., são coisas que sufocam a alma, que tornam o caminhar pesado, tira a alegria de viver e de servir a Deus. Jesus reconhecendo que muitos carregam fardos pesados na alma,  faz um convite libertador: “Venham a Mim, todos os cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” - Mateus 11: 28.
      O que você precisa entregar a Jesus? Você precisa entregar aquilo que está  tirando a sua paz, que o faz lamentar, murmurar, brigar em casa, que  deixa você ansioso, angustiado. Você precisa renunciar aquilo que o impede de andar plenamente com o Senhor.  Só quando nos esvaziamos é que o senhor opera, pois “ Ele tudo fará” quando eu entregar tudo a Ele.
        Que Deus lhe conceda  coragem para fazer uma limpeza na alma jogando fora as coisas velhas que atrapalham o relacionamento  com Ele e com o seu próximo. Não se esqueça, Deus hoje faz um convite a você: “Vinde a Mim” e “Entrega o teu caminho”.  Acredite,  Ele fará o melhor, pois a “vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável”. Confia, entrega, descanse.
     
  
     



Um comentário:

Rute disse...

Muito apropriado seu texto. Muitas pessoas sem se dar conta vao mesmo juntando entulhos na alma ao ponto de serem pessoas nao atraentes aos olhares dos outros. Precisamos ter muito cuidado para nao nos deixar entulhar de tantas coisas negativas, mas olhar para a vida com mais otimismo, fe', coragem e disposicao positiva. Obrigada por mais essa reflexao.

Dorcas, uma mulher que inspira

 Dorcas, uma mulher que inspira?  "...havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego significa Dorcas; que se dedicava ao min...