14 de março de 2013

Distribua alegria



         Encontrei na internete uma dinâmica interessante que resolvi aplicar no meu grupo de mulheres da minha igreja. A dinâmica se chama “Presentes de alegria”. Entreguei para cada mulher um cartãozinho que fiz com muito carinho durante a tarde e pedi que escrevessem nele uma mensagem para a pessoa que estivesse do  lado direito. A mensagem não deveria ser vaga, mas ressaltar as virtudes, os talentos, as  habilidades da pessoa mencionada. Assim que terminaram de escrever, solicitei que ficassem de pé e entregassem o cartão com um afetuoso abraço, afinal se tratava de um presente e presente não se entrega de qualquer jeito.
        Geralmente ficamos muito preocupados quando vamos presentear alguém, queremos agradar sempre, então entramos em desespero  tentando  descobrir o presente ideal. É muito bom dar e receber presente, mas nem sempre é necessário gastar dinheiro para presentear, um elogio com sinceridade toca muito mais o coração do que um presente caro entregue com frieza, apenas pela obrigação da data especial.
         Sempre me lembro, e não canso de mencionar, a experiência que tive com um garotinho do projeto social que coordenei. No dia do seu aniversário ele ganhou uma linda roupa e um cartão da sua madrinha afetiva. O presente ele pediu para eu guarda até a hora da saída, o cartão, ele colocou no bolso e foi brincar, era a hora do recreio. Ainda recordo como hoje, ele estava brincado e de repente parava tirava o cartão do bolso, lia, dava um sorriso e continuava a brincar, fez isso várias vezes durante aquela tarde.
         Essas mensagens que a gente entrega e ganha, são verdadeiros presentes de alegria, não custam nada, só o tempo de pegarmos um papel e depositarmos nossos sentimentos, o quanto a pessoa que vai receber é importante para nós. É tão bom saber o quanto somos admirados, amados, valorizados, respeitados, aceitos principalmente pelos que estão próximos de nós.
        Quando vi tantos sorrisos nos rostos das mulheres ao ler suas mensagens, entendi o nome da dinâmica. O elogio sincero faz bem ao coração, alegra e eleva a autoestima.
         No dia seguinte coloquei em prática na minha casa também. Escrevi uma mensagem para o meu esposo, e coloquei dentro da carteira,  que ele só foi dar conta algumas horas mais tarde, quando precisou pegar o dinheiro para abastecer o carro, ao chegar em casa me agradeceu com um beijo e um enorme sorriso. De vez em quando também distribuo presentes de alegria para a minha filha escrevendo na agenda da escola.
         Quem merece presentes de alegria hoje? Que tal começar a distribuir agora?  Pode ser para o cônjuge, filhos, parentes, amigos, colegas de trabalho e não precisa ser necessariamente escrito, pode ser verbalizado, todos os dias, não importando a ocasião. Todo dia é um dia especial, é dia de expressar o amor e semear alegria nos corações daqueles que nos cercam e são importantes para nós.
          Vamos começar?   

Nenhum comentário:

Como você gostaria de ser lembrado?

 Como você gostaria de ser lembrado?  "...havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego significa Dorcas; que se dedicava ao...