23 de agosto de 2013

Casamento – Cuidando um do outro


          No começo desse mês, realizamos mais uma reunião de casal  em uma das igrejas que pastoramos. Foi muito edificante ver um número significativo de casais na expectativa do que a noite reservava. Além da dinâmica que ressaltava a comunhão entre os irmãos e a mensagem abençoada, no final, entregamos para cada casal um desafio para pôr em prática. Na próxima reunião compartilharemos as experiências.
         Outro dia,  no final do culto, ao cumprimentar os irmãos, uma irmã comentou como tinha sido enriquecedora a reunião de casais e que o esposo estava cumprindo fielmente o seu desafio, que era dar um beijo na esposa sempre que saísse de casa. Ela ressaltou que ele estava tão fiel a sua incumbência, que algumas vezes voltou do meio do caminho, só para lhe dar um beijo – disse isso com um enorme sorriso no rosto.
          Mais tarde, ao entrar no Facebook, vejo uma mesa de jantar muito linda e romântica que um esposo preparou para a sua amada. Ela era só elogio para ele. Nessa mesma semana, essa irmã compartilhou o delicioso café da manhã que preparara para o esposo, diga-se de passagem, café da manhã na cama.
       Casais estão saindo para o cinema, preparando jantar romântico,  orando juntos, se beijando mais, escrevendo cartinha ressaltando as qualidades, dando presente fora de data especial, fazendo massagem depois de um dia cansativo de trabalho, enfim, estão praticando o romantismo, tão essencial  para a saúde do casamento.
       Enquanto casal, precisamos resgatar esses momentos preciosos de cuidar um do outro. Alguns alegam não terem tempo, mas ouvi ou li, que para aquilo que priorizamos, encontramos tempo. Então não é questão de tempo e sim, de prioridade. Aqueles que ignoram a importância de separar momentos para cuidar do relacionamento  pagam um alto preço, o preço de, ao longo dos anos, se tornarem mesmo dentro da própria casa, estranhos.
        Esses pequenos desafios precisam ser feitos constantemente. Muitos  deixam a rotina tomar conta do relacionamento e se acomodam a mesmice de sempre.  Em aconselhamentos já ouvimos de cônjuges o triste relato de que há meses não se beijam, não falam mais eu te amo, não saem mais sem os filhos,  não dormem mais juntos porque quem ocupa a cama ao lado da esposa é um filho, não sentem mais atração um pelo outro, que nunca oraram juntos, etc. Por isso,  a importância de resgatar esses momentos preciosos que ajuda a revigorar a união e dá mais sabor ao relacionamento.
         Não deixe de cuidar do seu casamento, dedique tempo programando momentos a dois, curtam um ao outro sem pressa e acima de tudo, dê a Deus o primeiro  lugar nessa união, assim estarão seguros e edificados na Rocha, nenhuma tempestade destruirá.         
         Que Deus abençoe o seu casamento, e os desperte a cada dia pra cuidarem um do outro cada vez mais.








Nenhum comentário:

Dorcas, uma mulher que inspira

 Dorcas, uma mulher que inspira?  "...havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego significa Dorcas; que se dedicava ao min...