13 de agosto de 2014

José do Egito, inspiração



                          “...mas o Senhor estava com ele.” ( Gênesis 37:21)

Leio a história de José do Egito desde criança, pois meditar na Palavra de Deus se tornou um hábito prazeroso. E hoje, esta narrativa falou mais uma vez ao meu coração.

A saga de José tinha tudo para terminar em tragédia, exceto por um detalhe: “O Senhor estava com ele.” José o filho mais novo, era o queridinho  de seu pai Jacó. O jovem José tinha um relacionamento conflituoso com os seus irmãos ao ponto, de por ciúmes e ódio, o venderem como escravo e mentirem para o pai dizendo que ele havia sido estraçalhado por uma fera. Distante da família e vivendo em terra estrangeira, José, enfrentou muitas provações, de assedio  sexual a ingratidão por parte do copeiro que o esqueceu na cela.

Quando tudo parecia perdido, e o ser confinado  a prisão, se tornava uma realidade, o Deus que surpreende intervém e no tempo certo o eleva a uma posição de honra. Talvez José tenha se sentido rejeitado, esquecido, largado as traças naquela cela, desprezado pelos de seu próprio sangue, porém, O Senhor estava com ele,  esta passagem se repete outras vezes no texto acima, para deixar bem claro que Deus não se esquece: "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!” ( Isaías 49:15) .

A vida não foi justa para com José, na verdade a vida não é justa, arrumadinha nem recheada só de coisas boas. Coisas ruins também acontecem  para os bons. José sofreu, foi vendido como um ninguém, acusado falsamente pela esposa do seu patrão, ficou um bom tempo encarcerado na prisão, fez o bem e foi esquecido, foi vítima de ingratidão. “... Mas o Senhor estava com ele.” Deus estava com ele nas noites mal dormidas, nas lágrimas derramadas, na solidão de uma cela, na incerteza do amanhã.
Foi a certeza da presença de Deus na vida de José que fez com que ele não se desesperasse. Talvez nesse momento você esteja enfrentando um cenário nada animador. Quem sabe enfrentando a rejeição, a solidão, o esquecimento ou a ingratidão.  Peça a Deus que abra os seus olhos para que possa enxergar a misericórdia dele sobre a sua vida. 

Era improvável humanamente falando, José sair daquela cela. Ele não passava de um escravo acusado de assediar a esposa do seu chefe, mas ele não somente saiu como foi elevado a uma posição de destaque e assim, pode abençoar a vida de milhares de pessoas, inclusive a sua família nos anos de fome.

De que milagre você está precisando? De que prisão você precisa ser liberto? Não esqueça, o Deus que estava com José, está com você e a Bíblia diz que Ele ... é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” Hebreus 13:8
e - 
Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá” -  (Salmos 27:10).
“...mas o Senhor estava com ele.” E  com você também, “... todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28:20).
Fica na paz!



Nenhum comentário:

AS QUATRO ESTAÇÕES DO CASAMENTO - OUTONO (RESUMO)

O cair das folhas é uma analogia oportuna com o que acontece na estação do outono no casamento. No inicio do outono, o casamento pa...