8 de agosto de 2012

Empatia faz falta


          Como você está? Quando foi a última vez que você ouviu esta pergunta de alguém realmente interessado na resposta? Há muito tempo que alguém ( fora a família) não faz essa pergunta para mim. Aliás, fazem, mas sem a verdadeira intenção. Ou seja, virou uma obrigação ao se cumprimentar alguém perguntar: “ Oi, como você está?” -  perguntam, mas não estão interessados na resposta, mudam de assunto quando você ingenuamente começa a responder principalmente se o que você  compartilhar for problemas.

          Paramos de nos preocupar com o próximo (amigos, parentes, família), a individualidade cultuada nessa era das redes sociais, não dá espaço para os problemas, alegrias e anseios do outro. Bastam os meus  problemas, muitos pensam assim.

          Dessa forma a vida fica mais pobre. Vejo na troca de experiências, no ouvir atentamente, no estender a mão com vontade de ajudar, como tijolos que sustentam a nossa base. Eu preciso do outro para crescer, o outro precisa de mim para crescer. Ninguém cresce sozinho. A casa que sou eu, têm contribuições de várias pessoas ( pais, professores, avós, tios, primos, amigos, etc.), cada tijolo tem uma história e essa história não se constrói sozinho, mas no coletivo.

           A pressa constante nos impossibilita de ver, ouvir, e conhecer o outro mesmo que esse outro esteja do nosso lado. Quantos casais depois de anos juntos descobrem que não conhece o cônjuge? Quantos pais tem filhos amargurados, depressivos dentro de casa e não sabem? Sentam juntos para ver a TV, para fazer as refeições, mas cada um na sua, cada um com o seu problema, sem tempo para dialogar. 

          Para ouvir é preciso parar. Mas vale a pena parar agora, do que mais tarde para chorar porque se encontra só.

          Como você está? Pergunte isso a alguém hoje.


         Abraço, fique com Deus.
         
         

Um comentário:

rosita disse...

Amei tudo por aqui! Saudades!!!!Bjs...

Como você gostaria de ser lembrado?

 Como você gostaria de ser lembrado?  "...havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que em grego significa Dorcas; que se dedicava ao...